terça-feira, 17 de maio de 2011

Review 2x11 - Left Turn Ahead - "Vire a proxima à esquerda"


Retomando de onde paramos. Doakes preso na cabana, Lila no hospital, evidências plantadas, mais federais a caminho de Miami e ainda tem a indagação sobre Harry. É, isso não é comum do monstro organizado, convenhamos que está uma bagunça.


O episódio felizmente teve um grande crescimento em relação ao anterior. Este começa do exato ponto que parou, Dexter indignado com a verdade sobre a morte de Harry. Imagine se tudo o que você aprendeu desde a infância, todos teus valores, tuas verdades, fossem colocadas em descrédito. Doakes, malandro, tenta aproveitar a ‘fragilidade emocional’ para tentar fazer Dex se entregar. “it’s over, man!” “IT’S OVER WHEN I SAY IT IS!” O dark passenger realmente impressiona! Ainda mais quando vem repentinamente.

Bom, mas como havia dito na review anterior, não tem motivo para tanto drama em relação à vida pessoal, ou melhor, tem outras coisas mais concretas que precisam de um melhor enfoque e mais atenção no momento. Enquanto Dex está na cabana, recebe uma ligação do hospital, e ele tem que ir lá. Exames diagnosticaram o ‘boa noite cinderela’ no organismo de Lila, e ela ainda tem a cara de pau de dizer não se lembrar de nada que aconteceu. Como Batista foi quem chamou a ambulância, ele estava com ela, ela pede exames de estupro. Sim, muito f.d.p. da parte dela, mas foi uma jogada realmente inteligente. O intuito, como sempre, era chamar atenção de Dex. E ela foi feliz nisso.

Os instrumentos com as digitais de Doakes foram achados, como planejado, mas a pseudo consciência de Dexter não está sã. Ele realmente ficou intrigado com a desgraça na vida de Harry, o que o levou ao suicídio. Ele, por uns instantes, percebe que se entregar não seria tão prejudicial quanto a continuidade de suas atividades. Como é um ponto forte da série, ele se indaga, conversa com ele mesmo, racionaliza, calcula, e prevê.

Enquanto o pensamento de desistência paira sobre a mente calculista do protagonista, Doakes consegue sair da cabana e encontra alguns rapazes que seriam sua salvação se não fossem traficantes ligados à Jimenez e à cabana. Realmente, tentativa fail. Dex chega no exato momento em que os traficantes estão voltando à cabana com o sargento de prisioneiro e o salva deles, mas o prende de novo. Dex novamente pensa em se entregar.

Carro passado para o nome da Rita, testamento deixando os bens à Deb. Parece que tudo está nos conformes. Dex não tem muita família, muita ligação com ninguém. Harry o ensinou assim. Única coisa que faltava agora era se entregar. Falar a verdade. Super destaque para os ensaios mentais de ele é o Bay Harbor Butcher à Debra(Vídeo). Ele a chama para jantar em sua casa, e imagina as possibilidades de reação dela. Eufêmico, discreto, ele vai tentando chegar ao assunto, tentando prepará-la para o que viria. Mas a surpresa é quando a Deb, depois de algum tempo de conversa, o leva à conclusão de que ele é uma pessoa. Peraí, não é meio óbvio isso? Na verdade não. Dex segue o código de Harry, logo, ele é um produto de Harry, segundo sua concepção. Dex era cego, acreditava cegamente no código, nos ensinamentos e na conduta de seu pai, e isso o impedia de ser ele mesmo, livre. A chegada à conclusão de que ele é uma pessoa independente do finado Harry é um marco no seriado. Imaginem as possíveis e prováveis mudanças de atitude que essa decisão não vai gerar! É uma mudança no comportamento psicopata, um avanço, uma libertação de algo que estava se tornando prejudicial. Dex agora passa a ter um senso crítico, analisar os ensinamentos, aplicar o viável e modificar o necessário.

Dexter teve um insight, não vai mais se entregar, parece tudo bem! Até a maldita vampira britânica roubar o GPS e descobrir a cabana. Lila, esse é o Doakes, Doakes, esta é a Lila. Que venha a season finale!

Por: @Gabrielbarros42

0 comentários:

Postar um comentário

CARREGANDO NOVO FORMULÁRIO DE COMENTÁRIOS. AGUARDE.... SE VOCÊ ESTIVER LENDO ISSO E A PÁGINA FOI TOTALMENTE CARREGADA, NÃO USE ESTE FORMULÁRIO PARA COMENTAR. APERTE F5 E AGUARDE O NOVO FORMULÁRIO CARREGAR