sábado, 3 de março de 2012

Dicas de Filmes para Fãs de Dexter #2



Vocês não sabem como tem sido árdua essa minha tarefa de rever ótimos filmes antigos e ver novos apenas para esta postagem semanal. Era esperado que, como semana passada foi o primeiro post, eu já tenha gastado os filmes bons lá, certo? Bom, nem tanto. Acompanhem as sugestões e comentem!


#1 – Memento (2000)

 
Amnésia não é filme para todo mundo. Considerando a questão temporal da produção, parece até obra de Tarantino! O filme se passa de trás pra frente. Pois é. Após estupro e morte da esposa, Leonard Shelby investiga e promete de morte o estuprador e assassino da esposa. Então por aí vocês já percebem que deve ser um filme cheio de quebra-cabeças e pontos a serem pensados melhor. Mas a grande jogada do filme, é que Shelby tem perda de memória recente! Vocês ainda devem se lembrar de quando Dexter teve isso, temporariamente, depois de um acidente de carro no começo da 4° temporada.
Com esse problema de memória, o protagonista tem que tirar foto das pessoas e escrever quem elas são, escrever notas e muitas vezes até mesmo fazer tatuagens em si mesmo para ajuda-lo a saber o que fazer. Mesmo com as notas e tatuagens, todo dia é um novo dia de se descobrir o que cada mensagem significa.
O filme é inteligentíssimo e instigante! Em algumas falas vocês também percebem semelhança com o personagem Dexter: “a rotina e a organização tornam minha vida possível.”
Filme recomendadíssimo!
Ps.: Talvez seja preciso assistir mais de uma vez. Hahaha

#2 – The Machinist (2004)


Olha o Christian Bale mais uma vez aqui nas recomendações! O Maquinista, assim como Amnésia, não é nenhum filme psicopata. Neste suspense, Bale protagoniza uma história confusa e, por horas, perturbadora, que envolve assassinato, jogos mentais, post-its e cabeças de Barbies enigmáticos pregados na geladeira.
O filme causa inúmeras sensações de estranheza na gente. Estranho desconforto, estranho relaxamento, insegurança quanto aos fatos vindouros e apego ao personagem. A atuação –e a preparação física- de Christian Bale são fantásticas!
O filme começa a configurar-se quando um acidente de trabalho acontece, e o protagonista se culpa de certa forma.  Tal sentimento de culpa, juntado à insônia e ao estresse sofrido no ambiente de trabalho desencadeiam torturas psicológicas e aflição imensa! Não bastassem essas coisas, estranhos jogos envolvendo ele, começam a acontecer. Até mesmo uma teoria da conspiração é cogitada, mas o fato é que alguém brinca com ele bem psicopatamente.
Alguns colapsos dele me lembram das season finale de Dexter, principalmente a 4°, que ele estava totalmente descontrolado, que foi parar até na prisão. O suspense é muito inteligente, o  final é surpreendente e o ator é fantástico! Vale a pena!

#3 – Leon (1994)


Quem nunca assistiu à O Profissional? Jean Reno e a fofíssima da Natalie Portman (hoje em dia idolatrada por uns e odiada por outros), protagonizam esse filme que, de certa forma, retrata todas as temporadas de Dexter.
Alguns hipocritamente discordam de mim, mas é fato: Dexter está cada vez mais humano. Em O Profissional, Leon é um assassino profissional que mora pacatamente em um apartamento e, pacatamente, faz seus serviços. Um não tão belo dia, assassinos matam uma família inteira por questões de droga, a única sobrevivente é a Mathilda (Portman, quando tinha uns 13 anos). O filme se desenvolve de uma maneira que Mathilda “cai do céu” e por algum motivo, Leon a acolhe e também acolhe sua sede de vingança. A humanização do Leon, os sentimentos de perda e vingança, as mortes e os tiroteios fazem do filme uma ótima escolha para um Sábado à noite com muita pipoca e bacon!
Não sou de reparar muito, mas a trilha sonora do filme nos mexe de tal forma com que os acontecimentos são criteriosamente sincronizados com a trilha sonora perfeita, causando sentimentos muito fortes, a nível de ficção. É apaixonante, você se põe na pele do assassino e deseja morte até da 7° geração dos que merecem sofrer a vingança. Assistam!

Só lembrando: Evitem spoilers grandes do tipo: “EU FIQUEI CHOCADO QUANDO DESCOBRI QUE O ITK É IRMÃO DO DEXTER E É O RUDY COOPER!”, e qualquer informação que vocês acham que pode ser considerada spoiler, coloquem [SPOILER] antes do comentário, obrigado! ;)

Até semana que vem!

Bons filmes e muito sangue pra vocês!

0 comentários:

Postar um comentário

CARREGANDO NOVO FORMULÁRIO DE COMENTÁRIOS. AGUARDE.... SE VOCÊ ESTIVER LENDO ISSO E A PÁGINA FOI TOTALMENTE CARREGADA, NÃO USE ESTE FORMULÁRIO PARA COMENTAR. APERTE F5 E AGUARDE O NOVO FORMULÁRIO CARREGAR