sábado, 8 de junho de 2013

Cenógrafo-Chefe de Dexter - Joshua Meltzer - Compartilha Segredos do Set


Joshua Meltzer, que está em "Dexter" desde a primeira temporada e foi promovido a Chefe de Cenografia na terceira, compartilha alguns segredos do set de "Dexter". Metlzer é o homem que está por trás do aspecto de algumas das mortes mais memoráveis - Trinity, a morte de Rita - na série, e ele leva seu trabalho muito a sério. "O aspecto deste programa é incrivelmente importante para os fãs - eles esperam algo da série", disse.


Dexter usa duas agulhas de seringa quando aplica tranquilizante em suas vítimas. Uma é a agulha de verdade, que tem a ponta cortante, e é esta que vemos. A outra agulha é retrátil, e é com ela que Dexter "dá a picada" na pele. Então quando você vê o Dexter perfurando alguém com uma agulha, a ponta se retrai para dentro da seringa. Assim, na realidade, o ator não vai levar uma picada no pescoço.


Existe uma fórmula secreta para o sangue usado no set... E é uma mistura especial feita por Meltzer, que utiliza xarope de ácer ("maple syrup" - um xarope muito apreciado nos EUA e Canadá, extraído da seiva bruta de árvores conhecidas como "Bordo"), corante, óleo de hortelã-pimenta e detergente líquido "Dawn". "O sangue é feito de xarope de ácer, por causa de sua textura espessa, e é mais fácil de limpar que xarope de milho," disse. "Se nós utilizamos sangue em cenas externas, insetos como vespas e abelhas que são atraídos pelo xarope não gostam de hortelã-pimenta. Então se você coloca um pouco de óleo de hortelã-pimenta, não terá problemas." E acrescentou, "Não há nada pior que alguém deitado ao lado de uma poça de sangue e, de repente, ficar com medo de ser picado." O motivo do detergente líquido? Adicionar ele à mistura ajuda a tirar o sangue falso das roupas com maior facilidade. Quando Dexter coleta uma amostra de sangue, é a mesma mistura de xarope de ácer. Mas, nesse caso, quando vemos a lâmina dentro da caixa, o produto final, na verdade é feito com tinta para móveis. "Ela (tinta para móveis) se parece mais com sangue seco na lâmina que todas as receitas de xarope que já usamos nesses anos," ele explica. E embora Dexter tenha queimado suas lâminas na 7ª temporada, as caixas permanecem intactas no trailer de adereços.



Quando Dexter desliza a faca na pele de suas vítimas para pegar a amostra de sangue, ele não está realmente cortando ninguém. Graças à mágica da cenografia, o bisturi que Dex usa é um apetrecho, o que significa que é uma lâmina cega equipada com uma reserva de sangue em um dos lados. Então, na filmagem, o lado preenchido com sangue fica do lado contrário, e quando a lâmina passa através da bochecha, Michael pressiona e faz com que ele escorra pelo rosto. O sangue que escorre é a mesma mistura de xarope de ácer.


Estão vendo essa poça de sangue? Não é realmente sangue, nem xarope de ácer...É uma "poça de sangue" feita de acetato, e pode ser retirada e jogada em qualquer círculo de sangue que Dexter criar. A textura muito parecida com a do plástico, e tem a mesma espessura de algumas folhas de papel.


12 horas são necessárias para arrumar um "kill room" típico de Dexter. Meltzer revelou que o mais intenso desses cenários foi o preparado para a 4ª temporada, Episódio 1, "Living The Dream" (Vivendo o Sonho). Foi montado em um ringue de boxe, e o lugar tinha que ser todo envolvido em plástico. "Tentamos fazer dos nossos 'kill rooms' obras de arte." Comentou Meltzer. "O programa se baseia nisso. Conhecemos nosso staff, quando é o dia de montar os 'kill rooms', é um dia difícil para todos. É um dia emocionante para o Michael, é um dia emocionante para o pobre rapaz que está na mesa, e é um dia difícil para o staff, porque a filmagem geralmente vai durar entre 8 e 9 horas." Os atores que serão mortos na mesa ficam realmente nus. Exceto por algumas fitas cor da pele eles não estão vestindo nada! Eles também são fixados de forma bem firme à mesa. "Eles não podem se levantar ao menos que alguém os liberte da mesa", afirma Meltzer.

A forma com que Dexter envolve suas vítimas mudou com o passar das temporadas. Você pode notar que na primeira temporada, as vítimas eram muito mais encapsuladas em plástico que agora. Por envolver os atores dessa forma tão apertada, o staff acabou descobrindo que os atores estavam realmente ficando sufocados - o plástico os estava envolvendo tanto que a pele não respirava, e isso se tornou perigoso algumas vezes. Meltzer ajudou a criar o envoltório clássico que Dexter usa agora, ele é composto por quatro camadas: envolvendo os pés, os quadris, o tronco e a cabeça.

"Faca de Matar do Heroi - Faca Retrátil"

Eles usam motosserras e facas reais nos 'kill rooms'. Para isso, a maneira que encontraram é deixar as armas cegas. Então, na motosserra, eles "cegam" os dentes. A mesma coisa vale para as lâminas e quaisquer facas de açougueiro e outras. "Você ainda pode se machucar com elas," diz Meltzer, "mas elas não chegam a te rasgar". Quando você vê sangue voando pra cima do Dexter, é praticamente um efeito que acontece ao vivo, diante das câmeras. Enquanto o Dexer vai cortando, serrando, etc, há uma pessoa que fica bem embaixo da câmera pulverizando o sangue em cima dele.

Dexter usa quatro facas para criar uma morte. "A faca de matar do heroi, na verdade foi criada na terceira temporada, que é quando eu fui promovido a chefe de cenografia," disse. "Uma faca foi desenhada para cada tipo de filmagem. Há a faca de matar do heroi - todas cegas. E a faca retrátil - o cabo é sólido, e maior, e a lâmina é mais curta. Mas para um segundo momento, onde ela corta o peito, o público não a vê (a faca). A terceira faca usada é um cabo que é aparafusado numa placa amarrada ao peito do ator e, dessa forma parece que está cravada no peito dele. Também há a faca de sangue, que tem um reservatório de sangue para criar uma poça." Você pode notar que numa faca comum há um espaço negativo no cabo. Isso foi acrescentado para que o Dexter pudesse segurar nesse espaço, fazendo com que pareça do mesmo tamanho que a faca retrátil.


Essa é a coleção completa de opções que Dexter tem no seu kit. A faca do heroi está do lado de fora, pronta para usar.


Está lembrado dessas unhas icônicas e pintadas que o Ice Truck Killer deixou como seu cartão de visita? Neste "bloco de gelo" elas foram congeladas em um bloco sólido de acetato. Os "dedos" foram criados com silicone, e pintados com esmalte comum, depois de serem posicionados no acetato. O bloco de gelo vive agora no almoxarifado de adereços.


Algumas semanas são necessárias para fazer uma cabeça falsa. Quando você pensa em todos os detalhes necessários para fazer um modelo cabeça realista, faz sentido: Meltzer usa cabelo de verdade, e coloca cada fio individualmente - barba por fazer e tudo mais. A cabeça também é retocada e pintada à mão para conseguir levar todos os detalhes à perfeição. Até mesmo dentes falsos são produzidos a partir do material usado nas coroas de dentistas! "Não podemos nos dar ao luxo de fazer mais que um", bricou.


Além disso, o almoxarifado de Dexter tem caixas cheias de partes do corpo falsas. De caixas para sacos de lixo, tudo acaba no fundo do mar!

Perguntei a Meltzer se os corpos são apenas atores interpretando mortos, ou se é um boneco. Parece que é um pouco dos dois, porque muitas vezes é apenas o ator coberto de maquiagem, e há momentos em que eles usam um fake. "É chamado de 'elenco de vidas', e fizemos isso duas vezes na oitava temporada", disse. "Vão haver dois momentos onde os telespectadores poderão ver um ator, e depois um boneco de silicone. E eu desafio os espectadores a acharem quando isso foi feito. Porque foi muito bem feito. E não foi barato!"

Quando perguntei o motivo de haver um "elenco de vidas" nessa temporada, Meltzer explicou, "Há uma trama nessa temporada que envolve fazer coisas com os corpos que não podemos fazer com atores. Atores e dublês são bons, mas o que teríamos que fazer não podia ser feito com esses atores.

FONTE: Darkly Dexter
TRADUÇÃO: Flávia Guimarães


0 comentários:

Postar um comentário

CARREGANDO NOVO FORMULÁRIO DE COMENTÁRIOS. AGUARDE.... SE VOCÊ ESTIVER LENDO ISSO E A PÁGINA FOI TOTALMENTE CARREGADA, NÃO USE ESTE FORMULÁRIO PARA COMENTAR. APERTE F5 E AGUARDE O NOVO FORMULÁRIO CARREGAR